Dia 10 de Abril de 2006:
Olá!!!Como estão???Ontem fiz-vos uma pergunta sobre desporto e hoje queria perguntar-vos o que acham do tabaco???E por favor comentem, mas só depois

de lerem este trabalho que eu fiz, só para terem a noção....
Então aqui vai: e espero que gostem!!!!!!!
TABACO
DIA DO NÃO FUMADOR - 17 de Novembro
Só para terem uma noção, na europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais , prevendo-se que em 2020 haja entre média, 2000 milhões de mortes anuais.....

A desabituação da nicotina não é fácil e necessita muitas vezes, intervenção e acompanhamento por profissionais de saúde especializados - médicos, enfermeiros, psicólogos.....
Devido ao tabaco nascem bebés de baixo peso (filhos de mães fumadoras); morrem todos os anos cerca de três milhões e 500 mil pessoas....

Em Portugal, calcula-se que 20 a 26% da população fuma e se, entre 1970 e 1995, o consumo do tabaco aumentou mais de 150%, tendo sido o paÃs da União Europeia, onde mais se tinha elevado a percentagem de fumadores.
Outras acções preventivas devem consistir na polÃtica de impostos sobre o

tabaco, no aumento do seu preço e nas proibições: da venda a menores; da sua publicidade; de fumar em locais públicos (unidades de saúde, escolas, recintos fechados, etc).
Considera-se que os profissionais de saúde devem dar o exemplo deixando de fumar sobretudo no local de trabalho.
IMPORTANTE INFORMAÇÃO: Não é preciso "engolir o fumo", basta que o fumo do cigarro entre em contacto com a saliva para se difundir rapidamente em circulação. O fumo do tabaco para os fumadores passivos, deve ser considerado como factor de risco ambiental para a saúde.
Riscos a que está sujeito um fumador:
· Bronquite crónica
· Cancro do pulmão
· Angina de Peito, Enfarte do Miocárdio (Morte Súbita)
O Cancro do Pulmão aparece quase exclusivamente em fumadores. Os

fumadores de mais de um maço de cigarros por dia têm quatro vezes mais enfartes do miocárdio que os não fumadores e estes, quando têm enfartes, têm-nos dez anos mais tarde que os consumidores de tabaco.
O tabagismo é, sem dúvida, um risco cardÃaco, favorecendo o aparecimento da Angina de Peito e do Enfarte do Miocárdio, mas levando também e sobretudo à morte.
Metade das pessoas com enfarte do miocárdio nem sequer chegam a tempo ao Hospital....
É mais fácil não começar a fumar

Os não fumadores que vivem ou trabalham com fumadores acabam também por estar sujeitos aos malefÃcios do tabaco, sendo chamados Fumadores Passivos. Devem defender os seus direitos e reclamar sempre que fumem perto de si.
Para além dos fumadores passivos outro grupo que precisa de ser defendido é os Fumadores Coercivos, ou seja, os filhos das grávidas que fumam; estes não têm hipótese de mudar de lugar, de abrir uma janela, pois pelo sangue vai passar toda a nicotina que a mãe está a
absorver.

O fumo do cigarro contém, pelo menos, 4000 substâncias carcinogénicas, antigénicas, citotóxicas e mutagénicas.
ACTUALIDADE : O CDS-PP propôs dia 7 que o Estado apoie tratamentos anti-tabágicos certificados pelo Ministério da Saúde, até ao limite máximo de dois ao longo da vida de cada fumador.
Reiterando ser «claramente favorável» a todas as medidas de prevenção do consumo do tabaco, o CDS considera que os fumadores «foram esquecidos» na anteproposta apresentada quinta-feira pelo executivo.
«O CDS-PP propõe que o Estado apoie tratamentos anti-tabágicos, até a um limite máximo de duas tentativas ao longo da vida de cada fumador, ajudando verdadeiramente os fumadores a deixarem de sê-lo, através de tratamentos certifica dos pelo Ministério da Saúde, à semelhança do que já se passa noutros paÃses da União Europeia», propõem os democratas-cristãos, num comunicado saÃdo da reunião de 7 de abril da comissão executiva do partido.
Para o CDS-PP, «mais importante do que estigmatizar ainda mais o fumador, é sensibilizar sempre mais a população para os malefÃcios causados no organismo humano pelo tabaco, explicando-os continuamente».
O Governo apresentou quinta-feira uma anteproposta de lei que prevê a

proibição de fumar em recintos públicos fechados e o aumento da idade mÃnima para aquisição de produtos de tabaco para 18 anos.
A anteproposta prevê a proibição de fumar nas áreas fechadas dos locais de trabalho, dos estabelecimentos de restauração e bebidas, incluindo os que possuem salas ou espaços dedicados a dança, das unidades hoteleiras, e nos centros, galerias e grandes superfÃcies comerciais.
As excepções à regra surgem na possibilidade de serem criados espaços para fumadores em restaurantes ou bares com áreas destinadas ao público superiores a 100 metros quadrados, em salas de espectáculos, lares, hospitais psiquiátricos, serviços de atendimento a toxicodependentes e instalações fechadas de aeroportos e gares.
Porém, as áreas destinadas aos fumadores têm de ser «separadas fisicamente das restantes» ou, no caso de se localizarem no interior do edifÃcio, serem «totalmente compartimentadas, disporem de ventilação separada, serem mantidas sobre pressão negativa e directamente ventiladas para o exterior».
A anteproposta do Governo foi já enviada a 30 parceiros para discussão pública, podendo vir a ser aprovada em Conselho de Ministros dentro de dois meses e entrar em vigor dentro de um ano.
Após esta aprovação, o documento será apresentado sob a forma de uma proposta de lei à Assembleia da República.
Se o diploma do Governo vier a ser aprovado, os maços de cigarros vendidos em Portugal vão passar a mostrar fotografias de cadáveres, artérias bloqueadas e doentes respiratórios, entre outras.
CONSELHO: NÃO COMECEM A FUMAR.............
e agora que já leram e se informaram sobre o tabaco, façam um comentário a dizer o que acharam....e eu vou ficar á espera.........